domingo, 17 de julho de 2011

American Airlines - Uma das maiores companhias aéreas do mundo

A American Airlines ganhou a enquete no Poa ao Vivo sobre qual companhia deveria operar em Porto Alegre. Pensando nisso o Poa ao Vivo fez uma pequena matéria especial sobre a companhia americana.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
História da American Airlines - resumida


A companhia aérea American Airlines, um dos maiores símbolos da economia americana, começou a traçar sua história em 15 de novembro de 1926 quando Charles Lindbergh, piloto chefe da empresa Robertson Aircraft, transportou um malote de correspondência da cidade de Chicago para St. Louis em um bi-plano DH-4. Esse vôo pode ser considerado o primeiro da empresa que viria a se tornar a American Airlines. Um ano depois, a Colonial Air Transport foi responsável pelo primeiro vôo noturno com passageiros nos Estados Unidos, quando transportou seis pessoas de Boston a Nova York em abril, e o senhor Gardiner Fiske foi o primeiro passageiro a pagar pelo transporte na empresa que em breve se uniria à Universal Aviation Corps, primeira transcontinental de serviço ferroviário–aéreo dos Estados Unidos, além da Southern Air Transport e Aviation Corp. para formar a American Airways em 25 de Janeiro de 1930 com rotas de Dallas para Boston, Chicago, Los Angeles e Nova York. Essa companhia aérea era resultado da unificação das operações de cinco empresas sob uma mesma administração. Estes cinco operadores resultaram de diversas fusões, resultado da união de 85 empresas. Quatro anos mais tarde, em 11 de abril de 1934, a empresa passava a se chamar oficialmente American Airlines.


A nova companhia aérea já surgia como uma verdadeira águia, preparada para vencer e dominar o mercado, introduzindo grandes estratégias de publicidades, entre elas a famosa “Afraid to Fly”, organizando promoções (Air Travel Plan), e popularizando assim o transporte aéreo. Em 15 de outubro a nova companhia aérea já consolidava a primeira rota transcontinental da América ligando Atlanta a Los Angeles com paradas no Texas e Arizona utilizando a aeronave Fokker F-10A tri-motor. Esse ano ainda trouxe grandes inovações: em um vôo noturno adotou um serviço de bordo mais qualificado, introduzindo a figura dos comissários de bordo, e passando a servir refeições durante os vôos. Nessa época a principal fonte de renda da empresa ainda era o transporte de malotes postais. Somente após 1935, começou a aumentar sua presença no transporte de passageiros. Foi então que solicitou à fabricante Douglas o desenvolvimento da aeronave que foi talvez a mais importante da história da aviação comercial: o Douglas DC-3 (desenhado e projetado para AMERICAN AIRLINES, tendo capacidade para 14 passageiros noturnos ou 21 diurnos), que entrou em operação em 25 de junho de 1936 na rota entre a cidade de Chicago e Newark. Esse vôo foi o primeiro a ser lucrativo apenas pelo transporte de passageiros. Começava uma nova era na aviação.


No ano seguinte se tornou a primeira companhia aérea a carregar mais de 1 milhão de passageiros anualmente. Nessa época a American Airlines já havia se tornado a maior empresa aérea dos Estados Unidos. As conquistas continuaram na década de 40. Em 1942 recebeu o National Safety Council Award por ter transportado passageiros em mais de um bilhão de milhas sem nenhum acidente grave. Ainda este ano surgiu a subsidiária “Sky Chefs”, responsável pelo fornecimento de refeições para seus passageiros e também para outras empresas. Em novembro de 1953 foram inaugurados vôos costa-a-costa entre Nova York e Los Angeles com os quadrimotores DC-7, tornando-se a pioneira em transportes transcontinentais sem escalas. Pouco depois, em 1959, estes aviões foram substituídos nesta rota com a chegada dos primeiros Boeing 707, responsáveis pela entrada da empresa na era do jato. Na década de 70 consolidou ainda mais suas bases, automatizou seu serviço de check-in, comercializou o sistema SABRE para várias agências de turismo dos Estados Unidos (atualmente, mais de 150.000 terminais em 32.000 agências de viagem operam com o sistema), expandiu significativamente suas rotas, aproveitando-se da desregulamentação do transporte aéreo norte-americano em 1978, e no final da década, em 1979, mudou sua sede de Nova York para Dallas/Fort Worth no estado do Texas. A expansão de rotas e de frota continuou ao longo da década de 80 e no princípio da década de 90 a empresa tinha a maior frota do mundo. A expansão acabou levando a empresa a inaugurar rotas trans-pacíficas, para a América Latina e novos vôos para a Europa.


Os anos noventa trazem uma marca significativa: um bilhão de passageiros transportados (1991); recebeu seus primeiros MD-11; inaugurou vários vôos trans-pacíficos; a criação da Oneworld, uma aliança global com outras empresas aéreas, em 1998; e a utilização dos novos Boeing 777 em algumas de suas rotas a partir de 1999. Nesta década consolidou-se como uma das duas maiores empresas do mundo. Tudo ia muito bem até que a empresa foi severamente afetada pelos ataques terroristas de 11/9/2001, quando perdeu duas aeronaves. Em seguida, amargou a queda de um Airbus A300 em Nova York, começando o novo milênio com o pior ano de sua longa e gloriosa história. Nos anos seguintes a empresa passou por períodos difíceis mas parece estar se recuperando nos dias de hoje. Em 2005 a empresa anunciou lucro pela primeira vez em 17 trimestres. Apesar das dificuldades, a empresa texana é hoje um gigante sem igual. Como os texanos adoram dizer: Don´t mess with Texas (não brinque com o Texas), pode-se apenas concluir: Don´t mess with AA.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


American no Brasil


A história entre a companhia aérea e o Brasil começou em 1980, com um vôo pouco lembrado que unia sem escalas o Rio de Janeiro a Dallas. Depois de um período de ausência, a companhia aérea opera atualmente três vôos diários São Paulo/Miami, um São Paulo/Dallas, um Rio de Janeiro/Miami e outro entre Rio de Janeiro e Nova York, com escala em São Paulo, além de vôos extras durante a alta temporada. No total, são mais de 52 vôos semanais entre o Brasil e os Estados Unidos.


Fonte: Mundo das Marcas
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Frota da American Airlines hoje


A frota da companhia aérea hoje possui em média 619 aeronaves.


Boeing 737-800 - Quantidade 154

Boeing 757-200 - Quantidade 124

Boeing 767-300 - Quantidade 73


Boeing 777-200ER - Quantidade 47

MD-80 - Quantidade 221

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6 comentários:

Anônimo disse...

A AMÉRICA AIRLINES, voou por curto periodo para Porto Alegre. Canoas

Marcelo disse...

É muito bom ver uma gigante da aviação comercial operar no Brasil! Ainda mais hj que ela já serve 6 grandes capitais e brevemente operará em Manaus e possivelmente aí em Porto Alegre tb! Facilita e muito a ida para os EUA e para outras partes do mundo através dos seus centros de conexões! Muito sucesso a AA nas rotas brasileiras!

Anônimo disse...

que venha.....

Mirna disse...

Eu voei várias vezes por American Airlans a Sao Paulo e nunca teve problemas. Eu também voou por outras Companhías Aéreas. A verdade é que, em geral, eu sempre tive boas viagens.

Anônimo disse...

Hi, this wеekend is fаstidious dеsignеd for me,
for the reason thаt thiѕ moment i аm гeading this great infоrmative
pагagraph here at my home.

Here is my wеbsite ... http://www.prweb.com/releases/luminessreview/netxnews/prweb10142235.htm

Anônimo disse...

Fabulous, whаt a web site it is! Τhіѕ webpage providеs helpful informаtіοn to us, kеep it up.



My blοg post; hydrolyze reviews